Secções e filmes 2021

Selecção Oficial Em Competição

A Selecção Oficial - Em Competição reúne alguns dos melhores filmes produzidos ou estreados em 2021.

Selecção Oficial Fora de Competição

O objectivo principal desta secção é oferecer um olhar abrangente sobre a produção cinematográfica mundial.

Homenagem Jane Campion

Jane Campion é uma realizadora e argumentista neozelandesa cujos filmes frequentemente retratam personagens femininas que vivem à margem da sociedade.

Homenagem Maria Speth

Amplamente premiada, Speth surge geralmente associada ao grupo que foi designado como Escola de Berlim, composto por um conjunto de jovens cineastas germânicos que emergiram em meados da década de 1990 e que deram um novo fôlego ao cinema alemão.

Celebração da Cultura Rom

Com este programa especial, o LEFFEST honra e celebra a cultura Rom em todas as suas expressões artísticas, da dança à literatura, passando pelo cinema, pela música e pelas artes plásticas.

Homenagem Ryûsuke Hamaguchi

Ryûsuke Hamaguchi é o realizador japonês mais importante surgido nos últimos anos, adepto de um realismo despojado que retrata de forma meticulosa o tumulto dos sentimentos.

Homenagem Mike Dibb

Mike Dibb é um aclamado realizador de documentários, na sua maior parte feitos para a televisão, que abrangem o cinema, arte, a literatura, a música, a ciência, o desporto e a cultura popular.

Homenagem Cristi Puiu

Cristi Puiu é artista, realizador, argumentista e produtor, conhecido pela utilização da câmara de filmar como instrumento de uma abordagem antropológica ao cinema.

Homenagem Romeo Castellucci

Romeo Castellucci é um encenador e artista plástico mundialmente conhecido por criar um teatro fundado no conceito de “totalidade das artes” que visa uma percepção integral e uma experiência “cinestésica”.

Ciclo temático A Morte de Deus

Absurdidade e êxtase, desilusão e transcendência, o ritual e o milagre – todos eles encontram um lugar no programa “Morte de Deus” no LEFFEST 2021.

Revelação Henrique Pina

Henrique Pina nasceu em Lisboa em 1987, e estudou Cinema em Londres, percurso que concluiu em 2008. É nesse mesmo ano que se estreia na realização e produção, da ficção ao documentário, das curtas à publicidade.

Homenagem Tony Gatlif

Tony Gatlif deixou a capital argelina na viragem dos anos 60 rumo a França, onde viveu experiências de delinquência e passou por centros de correcção juvenil até conseguir fazer caminho no cinema.

Foco Rodrigo Areias

Rodrigo Areias, realizador e produtor, tem um percurso singular no cinema português. O seu ritmo é vertiginoso e quando apresenta um novo filme, tem praticamente outro pronto e outro em andamento.

Homenagem à Cinemateca Francesa - As Escolhas de Frédéric Bonnaud

Obras raras restauradas pela Cinemateca Francesa e seleccionadas por Frédéric Bonnaud.

Sessões Especiais

O LEFFEST apresenta várias sessões especiais de filmes em diálogo com a restante programação e dando o mote para discussões sobre o futuro.