Por dentro da secção Fora de Competição

30.10.2025

São 22 os filmes que este ano integram a secção Fora de Competição do LEFFEST e mais de uma dezena de convidados que irão participar nas sessões dos filmes que ajudaram a criar. Os filmes de abertura e encerramento marcam o regresso às longas-metragens de dois conhecidos realizadores do cinema independente norte-americanos: Jim Jarmusch e Gus Van Sant. E pelo meio haverá muita conversa, com realizadores, actores ou argumentistas de vários filmes em exibição.

O filme que inaugura a secção Fora de Competição chega a Portugal com uma grande conquista. Father Mother Sister Brother, de Jim Jarmusch, foi o grande vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza, e será exibido a 7 de Novembro no Cinema São Jorge. Com Tom Waits, Adam Driver, Mayim Bialik, Charlotte Rampling e Cate Blanchett no elenco, é uma longa-metragem concebida como um tríptico, dividida em três capítulos passados em diferentes localizações: “Father” tem lugar no nordeste dos Estados Unidos; “Mother” em Dublin; e “Sister Brother” em Paris. Para o encerramento do festival foi escolhido Dead Man’s Wire, de Gus Van Sant, mais uma obra com um elenco de luxo, que passou pela secção Spotlight do Festival de Veneza. Bill Skarsgård, Dacre Montgomery, Colman Domingo, Al Pacino, Cary Elwes são os actores que conduzem uma história inspirada em factos verídicos, sobre um homem que fez refém o presidente da Meridian Mortgage Company, em 1977. A sessão está marcada para 15 de Novembro no Cinema São Jorge.

Sinta-se convidado
Mais de metade dos filmes em Fora de Competição, três dos quais portugueses, vão contar com a presença de convidados. Um dos momentos mais esperados é a vinda a Lisboa de Kim Gordon, popular cofundadora dos Sonic Youth, também artista visual e actriz que participou em filmes como Last Days (2005) e I'm Not There (2007). Mais recentemente integrou o elenco de The Chronology of Water, de Kristen Stewart, que terá direito a três sessões no LEFFEST. Kim Gordon estará presente na sessão agendada para 9 de Novembro, na Culturgest. O filme, que passou pela secção Un Certain Regard do Festival de Cannes, é a primeira longa-metragem realizada por Kristen Stewart e uma adaptação do bestseller autobiográfico de Lidia Yuknavitch.

Outro dos convidados é o cineasta, argumentista e crítico de cinema francês Olivier Assayas, que há uns anos passou por Veneza com o thriller de espionagem Wasp Network (2019), co-protagonizado por Wagner Moura, um dos homenageados nesta edição do LEFFEST. Assayas estará presente no festival para uma conversa – a 9 de Novembro, na Culturgest – sobre o seu mais recente filme, Le mage du Kremlin, sobre Vadim Baranov (interpretado por Paul Dano), outrora spin doctor de um agente em ascensão do KGB: Vladimir Putin (Jude Law).

Um dos grandes destaques da secção Fora de Competição é a exibição de Dreams, do norueguês Dag Johan Haugerud, vencedor do Urso de Ouro para Melhor Filme no Festival de CInema de Berlim. Dreams integra uma trilogia de filmes lançada no mesmo ano, composta ainda por Love e Sex, todos em exibição no LEFFEST, em sessões que contarão com a presença do realizador. Dreams é exibido no Cinema São Jorge a 10 de Novembro, enquanto Sex e Love ocupam o Cinema Nimas nos dias 9 e 10.

A 10 de Novembro, na Culturgest, é exibido o filme Deux Pianos, de Arnaud Desplechin, um dos mais respeitados cineastas franceses contemporâneos. Nomeado à Concha de Ouro em San Sebastián, o filme acompanha um pianista que regressa à terra natal, onde a sua mentora de infância o convence a colaborar numa série de concertos, até que encontra um menino que parece ser o seu sósia, o que o leva a uma antiga paixão. Desplechin é convidado para uma conversa nesta sessão, acompanhado de Kamen Velkovsky, com quem partilha o argumento. Também na Culturgest, mas a 8 de Novembro, a cineasta marroquina Maryam Touzani acompanha a exibição de Calle Málaga, o seu mais recente filme, galardoado em Veneza com o Prémio do Público Spotlight e protagonizado pela actriz espanhola Carmen Maura.

No dia seguinte, o mesmo espaço acolhe uma sessão muito especial, que terá como epicentro a exibição do filme The Souffleur, do argentino Gastón Solnicki, com William Dafoe no papel de um gerente de hotel em Viena que tenta salvar o edifício, vendido a um promotor imobiliário que o tenciona demolir. Os convidados para uma conversa nesta sessão são o português Rui Poças, director de fotografia do filme, e a actriz Stéphanie Argerich, que integra o elenco. Argerich é também realizadora e a exibição de The Souffleur será precedida pela sua curta-metragem The Night's Music, acompanhado ao piano por Stephen Kovacevich, numa interpretação de “IV. Klänge der Nacht“ de Béla Bartók.

Em português
O cinema nacional estará representado em Fora de Competição com três produções nacionais em exibição no Cinema São Jorge. E todas as sessões serão enriquecidas com a presença de convidados. João Botelho, e elenco, acompanha a sessão de As Meninas Exemplares, a 14 de Novembro, mais uma adaptação literária do realizador português, agora a partir da obra da Condessa de Ségur. Um filme que no elenco conta com nomes como Rita Durão, Crista Alfaiate, Catarina Wallenstein, Margarida Marinho, Rita Blanco, Victoria Guerra, Leonor Silveira, João Pedro Vaz ou Ana Bustorff.

No mesmo dia, é exibido O Massacre de Gilles de Rais, primeira longa-metragem de Juan Branco, onde um casal se interroga sobre a condenação e morte de Gilles de Rais, um evento com cinco séculos que inspirou a lenda do Barba Azul. O filme chega ao LEFFEST após passar pelo Festival de Cinema Pingyao e pela Mostra de São Paulo, numa sessão que contará com a presença de Juan Branco. A 16 de Novembro, o São Jorge recebe outro realizador que se estreia no formato longa-metragem. Mário Patrocínio vem ao LEFFEST – com elenco e equipa – apresentar Maria Vitória, filme que passou pela Selecção Oficial do Festival de Tóquio, e que toma o nome da personagem principal, uma jovem que vive numa aldeia remota, joga futebol na equipa juvenil masculina local e se prepara para o jogo mais importante da sua vida, enquanto lida com problemas familiares.

Estes são apenas alguns dos destaques dos filmes que integram a secção Fora de Competição e o conjunto completo pode ser consultado aqui.