O LEFFEST organiza um programa especial de debates, filmes e concertos sobre a Inteligência Artificial e a criação artística.
Receberemos artistas plásticos, fotógrafos, escritores, pensadores e cineastas com o propósito de com eles conversar sobre a fractura que hoje existe no mundo artístico face ao uso da Inteligência Artificial e da possibilidade de que esta se transforme numa alternativa à criação humana, à custa de um empobrecimento do pensamento humano.
A Inteligência Artificial está presente no nosso dia-a-dia, não a podemos ignorar, mas ela é também o lugar do medo e de muitos fantasmas, e a sua presença hegemónica pode tornar-se perigosa. Por isso é necessário destrinçar, separar o que é a criação artística e a intervenção da inteligência artificial, sobretudo porque no mundo artístico a imperfeição, a imprevisibilidade, a espontaneidade e uma certa dose de loucura tão próprios à essência humana são essenciais e insubstituíveis.
Além de uma série de mesas redondas, contamos com uma selecção de filmes seguidos de debates e do concerto “Android Aria - Seeds of Prophecy” do compositor-pianista japonês Keiichiro Shibuya, que partilha o palco com um Android cantor, construído a partir da Inteligência Artificial.