O que ver a 6 de Novembro no LEFFEST

05.11.2026

A 20.ª edição do LEFFEST começa esta sexta-feira, 6 de Novembro, com quatro filmes de abertura e o início de três retrospectivas dedicadas a cineastas incontornáveis: Lars von Trier (homenageado pelo festival), Lee Chang-dong e Tiago Guedes.

A cerimónia de abertura tem lugar às 19h00, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, com Paper Tiger, o novo filme de James Gray. Na busca pelo Sonho Americano, dois irmãos envolvem-se num esquema que parece bom demais para ser verdade, num filme que mergulha no mundo da máfia russa e explora os laços familiares, a traição e a ambição.

Às 20h30, no Cinema Medeia Nimas, Possible Love, de Lee Chang-dong, inaugura a retrospectiva dedicada ao realizador sul-coreano. Esta é a única oportunidade para ver em sala, em Portugal, esta produção Netflix. Dois casais cruzam-se durante a rodagem de um documentário, dando origem a uma teia de desejos, ressentimentos e emoções que põe à prova os limites da empatia e os compromissos do amor.

Às 21h00, no Cinema NOS Vasco da Gama, Fjord, de Cristian Mungiu, integra a programação Fora de Competição. Um casal romeno-norueguês profundamente religioso muda-se para uma aldeia remota junto a um fiorde, onde a comunidade começa a questionar a família quando a filha adolescente aparece na escola com hematomas.

A noite prossegue com o início da homenagem a Lars von Trier, a mais completa retrospectiva da sua obra até à data. Às 21h00, no Cinema São Jorge, será exibido O Elemento do Crime (1984), a primeira longa-metragem do realizador dinamarquês. À mesma hora, na Culturgest, Cavalo Selvagem Nove (Wild Horse Nine), de Martin McDonagh, chega em antestreia. Pouco antes do golpe de Estado chileno de 1973, dois agentes da CIA são enviados para a Ilha de Páscoa, onde o passado e as conspirações ameaçam transformar a viagem num verdadeiro caos.

Também na Culturgest, às 21h45, começa a retrospectiva dedicada a Tiago Guedes, com a exibição de Coisa Ruim (2006), co-realizado com Frederico Serra. O realizador estará presente na sessão, juntamente com os actores Adriano Luz e Manuela Couto.

A programação completa de 6 de Novembro está disponível no site do LEFFEST.