Adina Pintilie nasceu em 1980, em Bucareste. Estudou realização na Universidade de Teatro e Cinema de Bucareste. Em 2007, a sua média-metragem Don’t Get Me Wrong foi estreada no Festival de Locarno, onde fez parte da Selecção Oficial na Competição Cineastas do Presente. Três anos depois, a curta-metragem Oxigen estreou-se em Competição Oficial no Festival de Roterdão. Em 2018, a sua primeira longa-metragem, Não Me Toques, fez parte da Selecção Oficial em Competição do Festival de Berlim, onde ganhou o Urso de Ouro. A obra de Pintilie prospera na fronteira entre ficção e realidade e surge de processos investigativos e criativos inovadores, à volta de temas como a intimidade, políticas do corpo contemporâneas e práticas participativas com impacto na comunidade. Os seus projectos destacam-se, pois, pela exploração ousada do corpo e mente humana, ao mesmo tempo que questiona as convenções da linguagem fílmica. O mais recente projeto artístico/exposição de Pintilie, You Are Another Me - A Cathedral of the Body, com curadoria de Cosmin Costinas e Viktor Neumann, foi seleccionado para representar a Roménia na Bienal de Arte de Veneza de 2022, onde apresentou uma série de novas obras da artista: instalações cinematográficas, uma escultura cinematográfica e uma instalação de realidade virtual. A exposição foi muito aclamada pela imprensa nacional e internacional e por profissionais da arte, e o Pavilhão da Roménia foi considerado um dos dez melhores pavilhões internacionais em várias importantes publicações de arte e cultura, como The Guardian, Artnews, The Art Newspaper, Vogue Magazine, Artpress, entre outros. A exposição tem viajado internacionalmente, sendo apresentada numa versão expandida no WKV Württembergischer Kunstverein Stuttgart (Out 2023 - Jan 2024). Nessa ocasião, Pintilie criou a nova instalação performativa-cinematográfica Waffenstillstand (Weapons Standing Still) – produzida pelo WKV e MANEKINO FILM – que dá continuidade às investigações da artista sobre a linguagem, a relação entre realidade e cinema, entre corpo e espaço, entre performer e espectador. Em Outubro de 2023, o Museu de Arte Contemporânea Migros de Zurique convidou Pintilie a criar uma nova obra da série Cathedral of the Body – a instalação cinematográfica The Womb, que foi adquirida para a colecção permanente do museu e também apresentada na exposição colectiva Interdependencies: Perspectives on Care and Resilience (Out 2023 - Jan 2024). Desde Outubro de 2022, Adina Pintilie é Professora de Cinema na Universidade de Artes HFBK de Hamburgo.