A exposição “Street Opera” é uma mostra imersiva na obra do realizador e fotógrafo nova-iorquino Khalik Allah, cujo trabalho tem sido descrito como uma "ópera de rua" simultaneamente visceral e assombrosamente bela e penetrante.
Os visitantes encontrarão, na sala principal e na sala da garagem, fotografias (várias delas inéditas) da sua célebre série “125th & Lexington”, que veremos nesta sua primeira exposição em Portugal, organizada como uma viagem que nos inicia no seu mundo artístico, e que inclui também a projecção de vídeos com excertos dos seus filmes.
A paixão de Khalik pela fotografia foi despertada quando começou a fotografar membros dos Wu-Tang Clan com uma câmara que pediu emprestada ao pai. Desde então, fotografou sempre com uma câmara analógica manual.
Foi a partir de Novembro de 2011 que o fotógrafo começou a "documentar" a esquina da 125th Street com a Lexington Avenue. Este seu trabalho revela-nos a história desta esquina não através das suas vistas de rua, mas através dos rostos dos esquecidos e marginalizados que muitas vezes parecem desvanecer-se no fundo. Khalik fotografa principalmente à noite, utilizando apenas a luz dos candeeiros de rua e das vitrinas das lojas circundantes para iluminar os rostos e os corpos dos fotografados.
Real e cru, o trabalho profundamente pessoal de Khalik vai para além da fotografia de rua. O seu olhar, os retratos ousados e uma estética arrojada mergulham-nos num mundo singular e pleno.
Entrada livre.