Centro Cultural Olga Cadaval, Auditório Jorge Sampaio, Domingo 14 de Novembro, 19h
  • Espectáculos

Música romani e fado
Centro Cultural Olga Cadaval, Auditório Jorge Sampaio

Domingo, 14 de Novembro, 19h
Comprar bilhetes


Ricardo Ribeiro é um dos mais reputados fadistas portugueses e dos intérpretes mais tradicionalistas da nova geração de fadistas, tendo sido distinguido, em 2005, com dois prémios revelação, o Prémio Amália Rodrigues e o prémio da Casa da Imprensa.


Embora o seu repertório assente no fado tradicional, Ricardo Ribeiro, reconhecido no universo da world music, empresta também a sua voz a outros ritmos e melodias e reconhece que a diversidade rítmica e musical do seu Fado se deve à convivência com a comunidade Rom e ao facto de ter ouvido música cigana durante toda a sua juventude.


No domingo 14 de Novembro, num concerto duplo ao final da tarde no Centro Cultural Olga Cadaval, a noite abre com uma actuação da cantora rom húngara Mónika Lakatos, à qual se seguirá o concerto de Ricardo Ribeiro.


Nascida em Budapeste, Mónika Lakatos descende da minoria Rom Oláh, chegada à Roménia no século XIX. Neste concerto, no qual partilhará o palco como marido e guitarrista Mihály “Mazsi” Rostás, traz-nos um repertório mais intimista, com canções que vão da vida quotidiana – a casa, os mercados –, ao amor e ao ciúme, e à história de perseguição da comunidade Rom. A sua espontaneidade e a sua voz límpida provocam em nós uma emoção imediata e intensa.


A cantora integrou diversas bandas até fundar, com o marido, os Romengo, que tiveram dois discos no top 10 dos World Music Charts Europe. O disco a solo de Mónika, Romanimo, fez parte do top 5.


Foi galardoada com o Anna Lindh-Prize em 2007, o Parallel Culture Award no Mediawave Festival em 2013, e o For Minorities Award na Hungria. Em 2020, Mónika Lakatos foi a primeira cantora Rom a receber o WOMEX Artist Award, o mais prestigiado prémio da World Music, corolário de uma carreira em ascendência.


Bilhetes: 15€.
Comprar bilhetes