Ana Moreira é uma actriz portuguesa, nascida em 1980 em Lisboa. Estreou-se como actriz em 1997 na curta-metragem Primavera de João Tuna, premiada no Mediterranean Festival of New Filmmakers, na Grécia. No ano seguinte, a actriz participou em Os Mutantes de Teresa Villaverde, filme que projectou o rosto e o talento de Ana Moreira e que marcou o ínicio de uma colaboração com a realizadora portuguesa. Recebeu prémios para Melhor Actriz nos Festivais Internacionais de Cinema de Bastia e Taormina. Em 1999, foi considerada uma das melhores jovens actrizes pela organização European Film Promotion. Trabalhou ainda nos filmes Tarde Demais (2000) de José Nascimento, Rasganço (2002) de Raquel Freire e O Fascínio (2003) de José Fonseca e Costa, uma adaptação do romance homónimo do escritor brasileiro Tabajara Ruas. Para a televisão, participou na série da RTP Pedro e Inês, interpretando o papel de Inês de Castro.


Em 2005, foi protagonista do filme Adriana, de Margarida Gil, onde contracenou com Isabel Ruth. O filme, integrado na secção Observatório do Festival IndieLisboa, foi vencedor do prémio Tóbis para melhor filme português. Volta a trabalhar com Teresa Villaverde em 2006 no filme Transe, apresentado na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes. No ano seguinte participa no filme O Capacete Dourado, de Jorge Cramez, nomeado para o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno. Mais recentemente, foi protagonista no filme Tabu, de Miguel Gomes, reconhecido internacionalmente, premiado em diversos festivais portugueses e internacionais e que consta na lista dos 25 melhores filmes da primeira metade da década, a partir de 2010, no site norte-americano Fandor, um site dedicado ao cinema.


Ana Moreira estará presente no LEFFEST, quinta dia 22, às 18:00, no Espaço Nimas, para apresentar o filme A Corte Do Norte.