Adolfo Luxúria Canibal é o pseudónimo artístico de Adolfo Morais de Macedo, nascido em Luanda, Angola. Licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa, exerceu advocacia até 1999 e é consultor jurídico no Instituto da Conservação da Natureza.


Ingressou no mundo da música em 1981, tendo sido o fundador, vocalista e compositor dos grupos Auaufeiomau (1981-1984) e Mão Morta (desde 1984). Com este último, gravou 9 álbuns, como o sucesso Mutantes S.21 (1992) ou Primavera de Destroços (2001). Também concebeu espectáculos multimédia e participou como actor numa série para televisão.


Autor de textos dispersos por jornais e revistas, teve as suas próprias colunas de opinião e crónicas para jornais e rádios, editou dois livros - Rock n’ Roll e Estilhaços, e traduziu autores como Heiner Müller e Vladimir Maiakovski. Participou como vocalista ou letrista em diversos discos e espectáculos de mais de uma dezena de grupos e artistas portugueses e estrangeiros, como Pop Dell'Arte, Clã, Moonspell, WrayGunn, Houdini Blues, Pat Kay & The Gajos ou Steve MacKay.



PRESENÇAS DO MÚSICO NO FESTIVAL


SIMPÓSIO INTERNACIONAL
24 de Novembro, 15h
Centro Cultural Olga Cadaval