Fruto de uma encomenda do Governo mexicano, feita em 1935, para a produção de um filme documental que retratasse a realidade social dos pescadores de Alvarado, perto da cidade de Veracruz, no Golfo do México, Redes é hoje reconhecido como uma das mais relevantes obras da história do cinema mexicano, nomeadamente pela abordagem pioneira de temas e ideais sociais surgidos durante a Revolução Mexicana (1910-1920) e aqui, em particular, pela descrição da exploração dos pescadores pelos comerciantes locais.


Embora certas alterações ao projecto inicial tenham vindo transformar o documentário em obra de ficção, co-realizada por Emilio Gómez Muriel e Fred Zinnemann (ambos, à época, em início de carreira), o argumento baseou-se em factos reais e o filme contou com a interpretação dos próprios pescadores daquela comunidade, antecipando o movimento neorealista italiano e inspirando o nascimento do cinema clássico mexicano.


Para além disso, a banda-sonora de Redes, da autoria de Silvestre Revueltas, é considerada uma das suas melhores composições, aliando-se de forma expressiva ao trabalho visual do director de fotografia, Paul Strand.


A cópia que será apresentada nesta edição do Lisbon & Estoril Film Festival resulta de um restauro efectuado recentemente pelo The Film Foundation's World Cinema Project no laboratório da Cinemateca de Bolonha/L'Immagine Ritrovata, em associação com a Filmoteca da UNAM, e financiado pela Armani, Cartier, Qatar Airways e Qatar Museum Authority.