Personagem icónica do teatro e do cinema em Portugal, Luis Miguel Cintra cedo se iniciou na representação e na encenação. Trabalhou também como professor e crítico e editou colecções de teatro.


Fundador do Teatro da Cornucópia, criado, com Jorge Silva Melo, em 1973, o seu percurso é indissociável do trabalho desta companhia. Ao longo de quarenta anos Luis Miguel Cintra encenou Sófocles, Shakespeare, Gil Vicente, Strindberg, Tchekov, Brecht, Müller, Lope de Vega, Cálderon, Genet, Pasolini, entre uma vasta lista de autores. Em 1988, teve uma encenação sua no Festival de Avignon – La Mort du Prince et Autres Fragments, de Fernando Pessoa. No cinema, trabalhou com Manoel de Oliveira, João César Monteiro, José Álvaro Morais, Jorge Silva Melo, Pedro Costa, Joaquim Pinto, Teresa Villaverde, João Botelho, Maria de Medeiros e John Malkovich.


Foi Prémio Pessoa em 2005. Recebeu um Globo de Ouro para a Personalidade do Ano em Teatro (1999) e um Globo de Ouro para Melhor Actor de Teatro (2003).


O LEFFEST irá homenagear o trabalho de Luis Miguel Cintra como actor, através de uma selecção dos filmes em que participou. Exibiremos também filmagens de algumas peças que encenou. O programa incluirá a leitura de poemas e outros textos pelo próprio Luis Miguel Cintra, bem como, após as projecções, conversas com personalidades com quem se cruzou ao longo da sua carreira.