José Miguel Ribeiro nasceu em 1966, na Amadora. Realizador, ilustrador e professor, licenciou-se em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, prosseguindo depois a sua formação na Lazennec-Bretagne, em Rennes, onde estudou Animação de Desenho e Volumes, e na Filmógrafo, no Porto.
Durante vários anos deu aulas de Animação de Volumes no CITEN/FCG, em Lisboa. Foi animador de Os Salteadores (1993), realizado por Abi Feijó, e de outros filmes portugueses de animação. Co-realizou O Ovo (1994), com o qual ganhou vários prémios internacionais, realizou curtas animações para A Rua Sésamo, e foi premiado no Festival Cinanima, em 1996, com a curta metragem O Banquete da Rainha (1994). O seu filme de 1999, A Suspeita, recebeu inúmeros prémios, entre os quais o Cartoon D’Or no ano 2000.
Em 2012, fundou, em conjunto com Ana Carina Estróia, a produtora Praça Filmes, em Montemor-o-Novo. Nos anos mais recentes, realizou a série de televisão para crianças As Coisas Lá de Casa (2003), e as curtas-metragens Passeio de Domingo (2009), Viagem a Cabo Verde (2010) e Estilhaços (2016). Esta última integrou a Competição do Festival de Cinema de Locarno, em 2016, e recebeu o Prémio de Melhor Documentário em Clermont-Ferrand 2017.
José Miguel Ribeiro encontra-se actualmente, a desenvolver o projecto Nayola, uma longa-metragem de animação com argumento de Virgílio Almeida, baseado na peça A Caixa Preta, de José Eduardo Agualusa e Mia Couto.