Austin, Texas,  é uma cidade americana com uma das maiores e
mais heterogéneas comunidades criativas dos Estados Unidos, recheada de cineastas, músicos, artistas plásticos, bailarinos, etc. Assim sendo, Austin posiciona-se enquanto “meca” do cinema independente americano, sobretudo graças ao trabalho colectivo do departamento de Rádio-Filme-Televisão (RTF) da Universidade do Texas (UT) em Austin, da Austin Film Society, e de uma abundância de festivais de cinema e outras organizações e infraestruturas que apoiam a comunidade cinematográfica.  


Se até aos anos 70, Austin era uma cidade com infraestruturas e recursos subdesenvolvidos (no que toca à produção e realização de cinema), essa situação mudou radicalmente nos décadas subsequentes. Se o êxito de filmes como The Texas Chainsaw Massacre (1974) de Tobe Hooper ajudou a definir Austin como um centro regional de uma comunidade de cinema a operar fora do contexto de Hollywood, foi, contudo, a estreia e consequente triunfo do filme de culto Slacker (1991), a primeira longa-metragem de Richard Linklater, que colocou definitivamente Austin no mapa enquanto local vital para a produção e realização de cinema contemporâneo independente e de baixo-orçamento. O sucesso de Linklater foi rapidamente seguido pelo de Robert Rodriguez (El Mariachi, Desperado), que começou a sua carreira cinematográfica enquanto aluno do departamento de RTF — sendo uma das figuras que foi contribuindo para a contínua e consistente atracção que Austin exerce sobre uma miríade de cineastas.  


Igualmente importante para o vigor desta comunidade é a fomentação da cultura cinéfila dos espectadores locais. Este estímulo é desenvolvido através da programação de múltiplos eventos, organizações e infraestruturas. Nesse sentido, Austin apresenta vários festivais de cinema de renome internacional, nomeadamente o Austin Gay and Lesbian International Film Festival, o Austin Film Festival, o festival Cine las Americas, Fantastic Fest e, sobretudo, o famoso festival South by Southwest. Em simultâneo, a Austin Film Society, fundada por Linklater e alguns amigos em 1985, contribui com exibições regulares de cinema tanto clássico quanto contemporâneo.  


O LEFFEST organiza uma retrospectiva, apresentando uma selecção de filmes de realizadores pertencentes à comunidade de Austin, sendo eles Richard Linklater, Robert Rodriguez, Jeff Nichols, David Gordon Green (cuja obra será exibida na íntegra), Geoff Marslett, Andrew Bujalski e Mike Judge.


RICHARD LINKLATER

Richard Linklater é hoje um dos grandes nomes do cinema americano. Nasceu em Houston, Texas e mudou-se para Austin ao decidir tornar-se realizador. Cineasta e argumentista autodidacta com mais de uma dúzia de filmes estreados, Richard Linklater começou a sua carreira com Slacker (1991) e Dazed and Confused (1993), dois filmes de culto que afirmaram a importância de Austin enquanto local de produção e realização de cinema contemporâneo independente e de baixo-orçamento. Linklater é conhecido, sobretudo, pela trilogia Before — Before Sunrise (1995), Before Sunset (2004) e Before Midnight (2013) — protagonizada por Ethan Hawke e Julie Delpy. O seu último filme, Boyhood (2014), cuja rodagem foi feita ao longo de 12 anos, foi nomeado para 6 Óscares, arrecadando um para Patricia Arquette, na categoria de Melhor Actriz Secundária.


DAVID GORDON GREEN
Ler mais


ROBERT RODRIGUEZ 

Nascido em San Antonio, Texas, Robert Rodriguez (realizador, produtor e dono dos Troublemaker Studios) posiciona-se igualmente enquanto uma das figuras de proa bem como um dos cineastas-chave dentro da comunidade de cineastas de Austin. Rodriguez é conhecido pela saga “Mexico Trilogy” (que consiste nos filmes El Mariachi, 1992, Desperado, 1995, and Once Upon a Time in Mexico, 2003) e pelo franchise Spy Kids (2001-2011), bem como From Dusk til Dawn (1996), Sin City (2005), Machete (2010) e Sin City: A Dame to Kill For (2014). Robert Rodriguez tem colaborado frequentemente com Quentin Tarantino, tanto em From Dusk til Dawn como em Sin City (Tarantino foi “realizador convidado” de um segmento do filme), uma amizade que culminou no projecto Grindhouse (2007), concebido como uma sessão conjunta de dois filmes, com Rodriguez a realizar Planet Terror e Tarantino a realizar Death Proof, ao estilo exploitation, série B.


JEFF NICHOLS
Com apenas três filmes estreados — Shotgun Stories (2007), Take Shelter (2011) e Mud (2012) —, Jeff Nichols já se tornou num dos mais interessantes realizadores independentes a trabalhar não só em Austin mas também nos Estados Unidos, para além de uma presença habitual em Sundance. Enquanto Shotgun Stories e Take Shelter representam uma feliz colaboração entre Jeff Nichols e o actor Michael Shannon, Mud marcou o encontro do realizador com o Matthew McConaughey, num filme que ganhou a Palma de Ouro em Cannes (2012).


ANDREW BUJALSKI
Andrew Bujalski, um cineasta de Boston, Massachusetts que se deslocou para Austin, Texas, é discutivelmente o “Padrinho do Mumblecore” (um estilo de cinema independente caracterizado pelo uso de actores não profissionais e de performances naturalistas) e um dos nomes de proa dentro de uma nova geração de realizadores a trabalhar em Austin. Bujalski estudou na Universidade de Harvard, com Chantal Akerman como orientadora da sua tese. Começou a realizar filmes no início da década de 2000 (Funny Ha Ha, 2002, e Mutual Appreciation, 2003), com Beeswax (2008) e Computer Chess (2013), os seus terceiro e quarto filmes independentes, respectivamente, já a serem filmados em Austin, Texas. O seu filme mais recente é Results (2015), uma comédia romântica independente que estreou no Sundance Film Festival 2015.


GEOFF MARSLETT
Geoff Marslett é um premiado realizador de cinema americano, escritor, produtor, animador e actor. Sediado em Austin, Texas, Marslett realizou, entre outros projectos, duas bem sucedidas longas-metragens: Mars (2010), protagonizado por Mark Duplass e um filme com um estilo de animação muito particular; seguido de Loves Her Gun (2013), bem como um segmento (“TV Room”) no remake-em-forma-de-homenagem Slacker 2011. Actualmente, divide seu tempo entre Austin, Texas e Boulder, Colorado, bem como entre a sua actividade como professor de Estudos do Cinema e outros projectos enquanto realizador e argumentista. 


MIKE JUDGE
Mike Judge é um actor americano, animador, argumentista, produtor, realizador, músico e ilustrador, e embora trabalhe em Hollywood, hoje em dia, mantém residência em Austin. Nos anos 90, criou a série de animação da MTV Beavis and Butt-head (1993-1997, 2011) e King of the Hill (1997-2010). Mais recentemente, co-criou a comédia da televisão Silicon Valley (2014—). Enquanto realizador, Judge realizou os filmes Beavis and Butt-head Do America (1996), Office Space (1999), Idiocracy (2006) e Extract (2009). Judge é também conhecido pelo seu papel como Donnagon Giggles na franchise Spy Kids de Robert Rodriguez.