Kneecap, de Rich Peppiatt, e Les Fântomes, de Jonathan Millet, foram os vencedores da secção Descobertas.
Após realizar um videoclipe para o trio de hip-hop irlandês, Kneecap, Peppiatt decidiu focar a sua primeira longa-metragem nos artistas musicais do grupo. O resultado é uma comédia que satiriza o género do filme biográfico, garantindo risos, mas também uma atitude de resistência. O filme narra a história de um trio dedicado a manter a identidade irlandesa viva, com músicas cantadas em irlandês que desafiam a autoridade e evocam um sentimento de anti-imperialismo britânico. A obra alia humor e protesto, destacando-se como uma celebração irreverente da cultura e resiliência irlandesa. Les Fantômes conta a história de Hamid, um exilado sírio que pertence a um grupo focado em seguir o rasto de antigos criminosos da guerra da Síria. Embora o filme não nos mostre explicitamente as condições a que Hamid foi sujeito no passado, o terror e as marcas que deixaram na vida do protagonista são constantemente visíveis, nem que seja só pela sua inabalável determinação em confrontar o seu antigo torturador de prisão. A primeira tentativa de Jonathan Millet na ficção, é um filme cheio de suspense, que evoca os clássicos thrillers de espionagem.