Menção Especial do Júri

19.11.2023

O Processo Goldman é um filme que conta a história do julgamento de Pierre Goldman um militante francês de esquerda que se transformou numa cause célèbre que reflectiu as tensões políticas, ideológicas e raciais que marcaram os anos 70 na Europa.

O realizador disse em entrevista acerca do filme “Demorou algum tempo até esta ideia maturar para entender que não era a história ou vida de Goldman que me interessava, mas as suas palavras e os seus pensamentos que me levaram até ao julgamento. Porque que melhor palco pode haver para um discurso do que um julgamento?”

“Belissimamente escrito e realizado, é o retrato de um julgamento e de um tribunal, que se torna, para o espectador, um recipiente para julgar questões essenciais de verdade e justiça, e do que significa ter integridade, arriscar tudo, viver de acordo com seus próprios termos. A absolvição de Goldman por assassinato em 1976, neste filme, como na vida real, pode ser considerada uma recusa, um “não” ao legado do antissemitismo e do racismo em França, uma rejeição da polícia e das instituições. Esta rejeição de toda intolerância, este “não”, ainda importa agora - talvez mais do que nunca”