O engenheiro de som Phillip Winter recebe um telegrama imperativo: tem que viajar até Lisboa para ajudar o seu amigo Friedrich Monroe, que está a rodar um filme naquela cidade.
Com um pé engessado, Winter atravessa a Europa de norte a sul até chegar à capital portuguesa, só que já é um pouco tarde demais: Friedrich desapareceu. Na grande casa onde vivia, o realizador não deixou mais do que uma película inacabada, imagens sem som recolhidas nas ruas de Lisboa com uma velha câmara de filmar, como a de Buster Keaton em The Cameraman.
Pacientemente, Winter decide pôr o som nas imagens: encantado com a cidade, deambula pelas ruas de microfone na mão, atrás das filmagens do amigo.
_
Foi em Lisboa, no Cinema Tivoli, em Dezembro de 1994, que Wim Wenders mostrou pela primeira vez o seu filme Viagem a Lisboa, realizado no contexto de Lisboa 94 – Capital Europeia da Cultura. Quase 25 anos passados desde a sua estreia mundial, o LEFFEST’19 exibe nesta edição a cópia do filme restaurada pelo realizador, numa sessão especial com a presença de Wenders, que estará em Lisboa como convidado do festival nos dias 23 e 24 de Novembro.
Em homenagem ao realizador alemão, o cartaz do LEFFEST’19 é dedicado a Viagem a Lisboa e a outra galardoada obra sua também filmada em Portugal, O Estado das Coisas (1982).
Viagem a Lisboa é, como o título deixa adivinhar, um encontro com Lisboa. Mas a descoberta da cidade, a pouco e pouco, acontece sobretudo através de sons, que dão, como notava Wenders há 24 anos, um novo significado às imagens. A sonoridade de Viagem a Lisboa é também, além dos sons que povoam o dia-a-dia da cidade, marcada pela presença dos Madredeus. A vocalista, Teresa Salgueiro, causou grande impacto em Wenders e o seu sucesso cresceu com a sua participação no filme.
- Duração: 100
- Ano de produção: 1994
- País: Alemanha, Espanha, França, Portugal
- Legendas: min Legendas PT e EN