Don Amis é um realizador documental nascido em Filadélfia, na Pensilvânia. Após ter prestado serviço na Força Aérea, juntou-se à sua irmã em Los Angeles, onde se inscreveu na Escola de Teatro, Cinema e Televisão da UCLA - Universidade da Califórnia, em 1970, através de um programa de recrutamento de jovens talentosos pertencentes a minorias. Em 1983, Amis concluiu o seu mestrado.
É um dos cineastas associados ao movimento L.A Rebellion, ou ‘Los Angeles School of Black Filmmakers’: uma geração de realizadores dos anos 60 a 80 da UCLA, criadores de um revolucionário Cinema Negro divergente das convenções de Hollywood e atento às reais vivências da comunidade afro-americana. Realizou Ujamii Uhuru Schule Community Freedom School (1974), e Festival of Mask (1982), sobre, respectivamente, um dia numa escola afrocêntrica de Los Angeles, e sobre a diversidade racial e étnica desta cidade californiana no momento do festival anual do Museu de Arte, Artesanato e Folclore.
Acabou por regressar a Filadélfia, onde tem vindo a trabalhar em documentários para o serviço de meios de comunicação da Commonwealth. Amis tem também feito cobertura de eventos políticos para o governador da Pensilvânia, realizado vídeos de formação e projectos de segurança pública, além de coordenar os satélites do serviço de televisão pública de Filadélfia.