Nascido em 1930, em São Francisco, Califórnia, Clint Eastwood é uma figura icónica da indústria cinematográfica mundial, célebre pelo seu trabalho como actor, realizador e produtor. A carreira de actor de Eastwood começou na década de 1950, quando ganhou reconhecimento pelo seu papel como Rowdy Yates na série televisiva Rawhide (1959-1965). Foi, porém, com a sua interpretação de “homem sem nome” nos lendários western-spaghetti de Sergio Leone, como Por um Punhado de Dólares (1964), Por Mais Alguns Dólares (1965) e O Bom, o Mau e o Vilão (1966), que se celebrizou internacionalmente.
Seguiu-se uma carreira partilhada entre a representação e a realização, com a sua estreia atrás das câmaras a acontecer em 1971 com Destinos nas Trevas. Estabelecer-se-ia rapidamente como cineasta prolífico, assinando algumas das mais aclamadas obras do cinema americano, como Imperdoável (1992), Mystic River (2003) e Million Dollar Baby – Sonhos Vencidos (2004). Aclamado pela sua construção de personagens e pelas suas poderosas narrativas visuais, Eastwood tem sido presença regular nos Óscares, onde conquistou várias distinções ao longo dos anos.
Além do western e do thriller, Eastwood explora uma grande diversidade de temas e de géneros – desde o filme de guerra ao conto de redenção pessoal –, o que lhe valeu a reputação de ser um dos realizadores mais versáteis de Hollywood. Os seus filmes exploram frequentemente dilemas morais complexos e a capacidade humana de resiliência. Com uma carreira marcada pela mestria e pela ousadia, incorporando ao mesmo tempo a tradição do cinema clássico americano, consolidou o seu estatuto lendário na indústria cinematográfica e o seu legado continuará certamente a influenciar gerações de cineastas e actores. Com 92 anos, Eastwood está a finalizar um novo filme, Juror No. 2, que se estreará no próximo ano.
Em 2009, a Cinemateca Portuguesa organizou uma retrospectiva integral da obra de Clint Eastwood até à data. Na homenagem que o LEFFEST presta agora ao realizador exibir-se-ão todos os filmes que o cineasta realizou desde então e uma escolha de entre os que realizou antes, que podem agora ser vistos em cópias restauradas.