Bernard Nicolas é um actor, produtor e realizador haitiano. Nascido em Port-au-Prince, acompanhou a emigração da sua família para fugir à complicada situação política no país. Estabeleceram-se em San Pedro, na Califórnia, onde Bernard Nicolas assumiu o cargo de Co-Coordenador Nacional da Associação Nacional de Estudantes Negros, motivado pelas preocupações sócio-políticas daquela organização.
O realizador concluiu uma licenciatura em Economia na UCLA - Universidade da Califórnia, em Los Angeles, antes de ingressar no mestrado em Produção Cinematográfica e Televisiva na mesma instituição. Faria parte do movimento L.A Rebellion, ou ‘Los Angeles School of Black Filmmakers’: uma geração de realizadores dos anos 60 a 80 da UCLA, criadores de um revolucionário Cinema Negro divergente das convenções de Hollywood e atento às reais vivências da comunidade afro-americana. O seu trabalho inclui documentários sobre questões sociais, como Boat People (1982), e assimila a sua preocupação pela promoção da saúde mental enquanto terapeuta certificado, por exemplo, na curta Daydream Therapy (1977) - galardoada com o Leigh Whipper Gold Award, no Festival Internacional de Cinema da Filadélfia.
Nicolas mudou-se para o Zimbabué no início dos anos 80, onde trabalhou em serviços de produção. Em 1992, fundou a Inter-Image Video - a primeira empresa a lançar o cinema africano comercialmente em home video nos EUA. O seu trabalho tem sido exibido internacionalmente em instituições como o Tate Modern Museum, a National Gallery of Art, a Cinemateca do Festival de Filme Internacional de Toronto e o Harvard Film Archive.