Realizadora norte-americana e produtora independente, Aina tem-se focado consistentemente no tema da diáspora africana e nas suas implicações sociais e individuais. Nascida em 1955 em Detroit, está associada ao movimento cinematográfico L.A. Rebellion, ou ‘Los Angeles School of Black Filmmakers’: uma geração de realizadores dos anos 60 a 80 da UCLA, criadores de um revolucionário Cinema Negro divergente das convenções de Hollywood e atento às reais vivências da comunidade afro-americana. Após concluir o seu percurso de estudos em 1982, fundou a companhia de distribuição Mypheduh Films, Inc., fundamental na distribuição de filmes de realizadores e colegas afro-americanos nas décadas seguintes.
Também no mesmo ano realizou a curta-metragem documental Brick by Brick, sobre o impacto humano da gentrificação em bairros afro-americanos de Washington D.C. Foi, juntamente com Haile Gerima, co-produtora do aclamado filme Sankofa (1993) - que evoca uma herança escrava e revolta ancestral - mas o seu trabalho pessoal mantém o cunho documental. No seu seguinte empreendimento cinematográfico Through the Door of No Return (1997), a realizadora recria a viagem trágica do seu pai ao Gana e a sua consequente morte, e com Footprints of Pan-Africanism (2017), revisita o processo de independência do Gana e a ascensão de Kwame Nkrumah à presidência do país.
Aina foi também encarregue da cinematografia em produções documentais como Politics of African Cinema e On Becoming a Woman. Actualmente, gere a Sankofa Video and Bookstore, foi professora de Cinema na Universidade de Howard, e fundou uma nova a produtora Negod Gwad, focada em filmes dramáticos e documentários.