Stephen Frears (1941, Leicester, Inglaterra) é um realizador inglês de cinema e televisão conhecido pela sua abordagem de problemas sociais e políticos através da criação de personagens complexas.
Dos filmes por si realizados, destacam-se Passos Silenciosos (1971), a sua primeira longa-metragem, My Beautiful Laundrette (1985), com Daniel-Day Lewis; Vidas em Fúria (1987), nomeado para a Palma de Ouro do Festival de Cannes, o sucesso Ligações Perigosas (1988), que lhe valeu vários prémios nos Óscares da Academia, e Anatomia do Golpe (1990). Frears foi também aplaudido pelos seus filmes Alta Fidelidade (2000), baseado no romance homônimo de Nick Hornby, e Estranhos de Passagem (2002), sobre o mundo dos imigrantes em Londres.
A Rainha (2006), protagonizado pela consagrada actriz Helen Mirren, conquistou o Óscar de Melhor Actriz e o Bafta na mesma categoria; ganhando ainda o prémio de Melhor Filme, também nos Bafta, além de outros prémios em festivais de cinema, e recebendo também o FIPRESCI na Competição do Festival de Veneza. Mais recentemente, Stephan Frears realizou Philomena (2013), Florence, Uma diva fora de tom (2016) e Vitória & Abdul (2017), os três também galardoados internacionalmente.