Centro Cultural Olga Cadaval, Auditório Jorge Sampaio
Sexta-feira, 19 de Novembro, 20h
Comprar Bilhetes
Uma cassete dos Gipsy Kings, oferecida pela mãe, foi quanto bastou para que o ainda adolescente Diego El Gavi sentisse o apelo irresistível da música cigana. Mais tarde, regressado a Lisboa, uma outra referência viria a revelar-se crucial: Camarón de la Isla, estrela maior das sonoridades latinas. Foi com este colorido mapa musical que o cantor luso-espanhol Diego El Gavi partiu para a aventura do flamenco. Aventura tumultuosa, em que se perdeu um disco - na memória de um computador corrompido - e se ganhou outro, regravado, repensado, melhorado: Puerta del Alma (2019), fulgurante estreia a solo. O álbum, que conta com a participação de Ricardo Ribeiro, Tatanka e Paulo de Carvalho, revelar-se-ia decisivo para a afirmação da singularíssima proposta musical de Diego El Gavi: música do mundo, do seu mundo, onde cabem os sons de Cuba, do jazz, e do flamenco.
Outro mundo se abriu quando Areno cantou para Amália Rodrigues, na SIC, há mais de vinte anos. Aí, uma dívida histórica era (ou começava a ser) saldada: a música portuguesa não podia mais descontar a cultura Rom das suas múltiplas influências. Hoje, os vídeos das canções de Areno no Youtube têm milhares de visualizações e centenas de comentários, onde se fazem declarações de amor incondicional ao artista e à sua obra. São, pois, autênticos santuários para os admiradores de um modo de vida e de cantar tantas vezes relegado para as margens da consciência artística.
Como um palco que se pretende à altura destes dois artistas, o LEFFEST propõe-se a dar a conhecer ao grande público os caminhos latinos da música Rom. Dia 19 de Novembro às 20h, no Centro Cultural Olga Cadaval, Diego El Gavi e Areno serão os nossos guias que, partindo de contextos diferentes, procuram um mesmo ponto de chegada: afirmar a imensa força da cultura Rom.
Bilhetes: 15€ (público geral) / 5€ (desconto para menores de 16, bilhetes adquiridos no próprio dia)
Comprar Bilhetes