Rachel Kushner é a autora dos aclamados romances O Quarto de Marte (2018), Os Lança-Chamas (2013), Telex de Cuba (2008) e The Mayor of Leipzig (2021), assim como de um livro de contos, O Estranho Caso de Rachel K. (2015) e de um livro de ensaios, The Hard Crowd: Essays 2000-2020 (2021). Filha de dois académicos beatnik de quem herdou a sensibilidade poética e a erudição intelectual, Kushner descobre inspiração na vida social Norte-Americana e na tradição intelectual Europeia para escrever histórias que falam a um imaginário colectivo.

Licenciou-se em Estudos Gerais na Universidade da Califórnia e, depois de alguns anos a trabalhar em bares nocturnos, ingressou no programa de ficção da Universidade Columbia, em Nova Iorque, e ganhou uma bolsa de mestrado (MFA) de escrita criativa na mesma instituição. Durante os oito anos que passou em Nova Iorque, trabalhou como editora para as revistas BOMB, Grand Street e Soft Target, onde publicou vários artigos sobre arte contemporânea, e foi contribuidora regular da Artforum.

Ganhou o Prémio Médicis e foi finalista do Booker Prize, do National Book Critics Circle Award, do Folio Prize, do James Tait Black Prize, do Dayton Literary Peace Prize, assim como finalista por duas vezes do National Book Award em Ficção. É também uma Guggenheim Foundation Fellow e vencedora do Prémio Harold D. Vursell Memorial da Academia Americana de Artes e Letras. Os seus livros estão traduzidos em 26 línguas.


© Foto de Gabby Laurent