O Lisbon & Sintra Film Festival irá realizar uma retrospectiva integral da obra fílmica de João Mário Grilo, incluindo uma curta-metragem inédita.
João Mário Grilo é investigador e professor catedrático na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


Com Maria, a sua primeira longa-metragem, estreou-se na realização de cinema, em 1979. Desde então, realizou mais quinze filmes, entre longas e médias metragens de ficção e documentários. Foi várias vezes seleccionado para os mais prestigiados festivais de cinema do mundo, tendo integrado as Selecções Oficiais do Festival de Veneza, com A Estrangeira, onde foi vencedor do Prémio Georges Sadoul e com Longe da Vista, do Festival de Berlim e Toronto, com O Processo do Rei, do Festival de Cannes, com O Fim do Mundo e do Festival de Locarno, com Os Olhos da Ásia. Integrou ainda os festivais de Vancouver, São Francisco, Houston, Roterdão, Biarritz (onde venceu o Prémio do Júri e o Prémio do Público em 1982 e 1989), Hong Kong e Estocolmo. Duas Mulheres teve antestreia na terceira edição do LEFFEST, tendo integrado a secção oficial de competição do festival.
Pela sua obra, João Mário Grilo venceu o Prémio Especial do Júri no FestRio em 1989, em 1990, o Prémio PROCIREP em Cannes, o Prémio Aurélio Paz dos Reis em 2010 e, ainda, o Prémio de Melhor Documentário no IndieLisboa em 2012.
Realizou inúmeros documentários nos domínios das artes,da literatura e da arquitectura, sendo os dois mais recentes dedicados à obra dos arquitectos Raul Lino (A Vossa Casa, vencedor do prémio TAP no festival IndieLisboa) e Gonçalo Ribeiro Telles (A Vossa Terra). Trabalha num documentário, Escrita Íntima, sobre os artistas Vieira da Silva e Árpád Szenes.


É autor de vários livros, entre os quais O Livro das Imagens (2007), O Homem Imaginado (2006), As Lições do Cinema (2006) e O Cinema da Não-Ilusão (2006), e publicou inúmeros artigos sobre cinema e arte contemporânea em publicações portuguesas e estrangeiras (nomeadamente na revista Traffic).


PRESENÇAS DO REALIZADOR NO FESTIVAL


CURTAS DE JOÃO MÁRIO GRILO
19 de Novembro, 14h
Cinema Medeia Monumental


SOMBRAS DA MAJESTADE + O PROCESSO DO REI
19 de Novembro, 19h
Espaço Nimas


A FALHA + NÃO ESQUECERÁS
20 de Novembro, 21h30
Espaço Nimas


DUAS MULHERES
23 de Novembro, 19h
Espaço Nimas