A Competição Oficial do LEFFEST apresenta 12 dos melhores filmes de 2024, agora a disputar o Grande Prémio NOS. Entre as obras em destaque, encontramos tanto trabalhos de autores consagrados como de novos talentos, numa selecção que promete surpreender e desafiar o público.
Essa promessa concretiza-se, uma vez que as obras destacadas abordam uma diversidade de temas, como, a infelicidade da morte como mote de inspiração para o cinema, no caso de Thierry de Peretti, com À son Image, Maura Delpero, com Vermiglio, ou David Cronenberg, com The Shrouds. Ambos em declarações à Variety, por um lado, Delpero acredita que o cinema, e em particular Vermiglio, inspirado na morte do seu pai, pode ajudá-la a ultrapassar a morte; Cronenberg, por outro, está certo de que o cinema não tem de fazer o papel da terapia.
Outras são as obras que se baseiam em acontecimentos históricos – Maldoror, de Fabrice du Welz, inspirado no caso real do pedófilo e assassino belga Marc Dutroux; An Unfinished Film, de Lou Ye, alimentado pelo trauma da pandemia da covid-19; Rendez-vous avec Pol Pot, de Rithy Panh, baseado no livro Les larmes du Cambodge, para contar a história do genocídio cambojano, entre 1975 e 1979; The New Year that Never Came, de Bogdan Muresanu, uma tragicomédia em torno da revolução romena de 20 de dezembro de 1989, que levou ao fim da ditadura comunista de Nicolae Ceaușescu, instalada desde 1964; ou Black Dog, um dos dois filmes que Guan Hu lançou este ano, que retrata Lang no esforço de limpar a cidade antes dos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, mas apenas consegue encontrar trabalho na caça aos cães vadios.
Por outro lado, as tensões políticas no Irão servem como pano de fundo à história individual e colectiva dos realizadores Maryam Moghaddam, Behtash Sanaeeha e Mohammad Rasoulof. Os dois primeiros foram acusados de fazerem propaganda contra o regime com o filme My Favourite Cake, que traduz uma bolha de intimidade preciosa, no meio de uma sociedade opressora, entre as personagens principais que acabam de se conhecer. Por sua vez, o último, que já tinha sido detido em 2022, depois de criticar a violência do governo, escapou a uma nova pena de prisão, este ano, ao fugir do país. Entre a primeira libertação e a tomada de conhecimento da nova condenação, Rasoulof começou a filmar The Seed of the Sacred Fig, centrado em Iman, um funcionário público, advogado e oficial de justiça, que é promovido para o Tribunal Revolucionário de Teerão.
Por fim, o festival dá espaço a outros realizadores irreverentes, seja porque mudaram radicalmente de estilo, como Jean-Marie Larrieu e Arnaud Larrieu, que passarem do musical (a obra anterior) para Le Roman de Jim, um melodrama sobre a paternidade e a passagem do tempo, sobre amor e resignação; seja porque se estreiam nas longas-metragens, como a portuguesa Laura Carreira com On Falling, que retrata a alienação pelo mundo do trabalho, de tal modo presente que a personagem principal (Joana Santos) se identifica mais como sendo B83-45-56 (número de série da trabalhadora), do que propriamente com Aurora (ela própria). Este filme, que recebeu recentemente o prémio para melhor primeira obra do BFI London Film Festival, é apresentado pela primeira vez, em Portugal, no LEFFEST.
12 dos melhores filmes de 2024 disputam o Grande Prémio NOS na Competição Oficial
24.10.2024